Nem tudo o que você posta no Facebook aparece no seu feed de notícias.

Você já deve ter percebido que nem tudo o que os seus amigos postam no Facebook aparece no seu feed de notícias. Ainda não? É um tanto quanto delicado dizer isso meu amigo, mas saiba que essa é a mais pura verdade. Aquela foto super interessante que você poderia gostar de ver pode não aparecer pra você. Sabe por quê? Por causa de um “rapazinho” chamado EdgeRank.

O que é EdgeRank?

EdgeRank é o nome dado a um método de classificação e ranqueamento de postagens do Facebook. É um algoritmo que calcula o quanto uma determinada postagem pode ser importante pra você, e, dependendo da análise, ele classifica como não importante, eliminando a publicação da sua “página inicial”. Você só poderá ver se entrar no perfil da pessoa.

Qual o critério que o EdgeRank utiliza?

Com isso, você deve estar se perguntando: mas quem esse EdgeRank pensa que é para dizer o que eu gostaria ou não de ver? Bem, pode não justificar, mas o algoritmo do Facebook utiliza um certo para isso, o “Afinidade x Relevância (peso) x Tempo”. Vamos entender…

Afinidade – Para ocultar ou mostrar postagens, o EdgeRank analisa o histórico de interações que você tem com os seus amigos individualmente (curtidas, comentários, compartilhamentos e com quem mais conversa) . Assim, tende a apresentar conteúdo das pessoas que possuem participação mais ativa com você.

Relevância (peso) – Depois que o EdgeRank analisa quem mais interage com você, e vise e versa, ele escolherá agora apenas as postagens mais relevantes da sua rede de amigos. Por exemplo: Você interage com dois amigos por igual, mas, isso não quer dizer que tudo o que eles postem você verá, o algoritmo do Facebook ainda avaliará as relevância das postagens, as que tiverem mais curtidas, comentários e etc serão publicadas no seu feed.

Além disso, alguns tipos de posts tem mais peso que outros. Postagens com fotos e vídeos são mais priorizadas, seguidas de posts com Links externos e somente textos. Quanto maior o peso mais relevante será.

Tempo – O EdgeRank prioriza postagens mais recentes. Isso se deve, juntamente com os outros fatores de relevância, ao tempo de decaimento dos posts, que é como ser fosse a vida útil de uma postagem. Ao visualizar sua “Página inicial” as postagens mais recentes, juntamente com as que têm maior relevância, serão mostradas pra você. Por isso que existem dias e horários nobres no Facebook, que é quando há maiores chances de as pessoas interagirem com a postagem.

Mas por que isso tudo?

Além de ser uma forma de organizar e ter um maior controle sobre a rede, o algoritmo do Facebook também tem outra estratégia. Lucrar. Isso mesmo! Ou você pensa que o Facebook, como todas as outras redes sociais, não geram gastos? E, como todo investimento precisa trazer retorno, o EdgeRank funciona como ferramenta de negócios.

Com a crescente presença das marcas no Facebook, que descobriram nesta rede social uma grande aliada para interagir com o seu público (além de ganhar visibilidade, entre outros) a limitação de postagens gera a opção de pessoas e marcas poderem pagar para que seus posts impactem um maior número de pessoas. Se você quiser que mais pessoas vejam a sua publicação você pode utilizar os Posts Patrocinados do Facebook, também chamados de posts promovidos.

Nenhum comentário

Os comentários feitos em qualquer post do blog estão sujeitos a aprovação do moderador para publicação.
Não serão aprovados comentários que:


* Tenham conteúdo não relacionado ao assunto do post.
* Não estejam redigidos de forma compreensiva.
* Forem considerados inapropriados ou ofensivos.

Tecnologia do Blogger.